Top Tops: Cinco contos que você tem que ler hoje!

 “Conto é Tudo aquilo que eu chamar de Conto.”  - Mario de Andrade

Segundo o dicionário, conto é uma narrativa breve e concisa, que contém um único conflito, em um espaço e tempo limitados e um número restrito de personagens. Em prosa, tem uma extensão menor que a novela e o romance. Mas a verdade é que o conto é muito mais que apenas um gênero textual. Não se tem dados sobre quando foi a primeira aparição do conto, mas estimasse que é essa, uma das formas mais antigas de contar e ouvir estórias, perdendo talvez apenas para as cantigas. Eram usados para repassar estórias folclóricas (FolkTales) e introduzir costumes a povos mais pobres. 

Se você digitar “Edgar Allan Poe Contos” no Google, instantaneamente irão aparecer dezenas deles no topo da sua página. Isso é porque Poe é considerado por muitos um grande revolucionário no gênero, sendo o mais famoso “O Corvo” que já serviu de inspiração até para outros contos. Se você ainda não leu, esse é um bônus mais que indicado. 

Sendo essa narrativa tão rápida e gostosa, separei cinco contos que você precisa ler hoje! Foi difícil escolher apenas cinco, não vou mentir, mas esses são aqueles que mexeram comigo e com algumas pessoas ao meu redor. Com certeza irão mexer com você:




05 - Um Dia Ideal Para os Peixe Banana (The Banana-Fish) - J. D. Salinger.

Você provavelmente já ouviu falar - ou até mesmo leu - O apanhador do Campo de Centeio, sucesso absoluto entre os adolescentes da época, o que você provavelmente não sabia é que J. D. Salinger também é um contista sensacional. Publicado no The New York times, Um dia Ideal Para os Peixe-Banana, ou em seu título original The Banana Fish, sofreu várias modificações até que se tornasse compreensível para o seu público.

Mesmo assim, entender cada parte do texto é um desafio. Vale a pena tentar.



04 - Apólogo Brasileiro sem Véu de Alegoria - Antônio de Alcantra Machado

Outro texto que você provavelmente conhece e nem sabe. Tem seu humor ácido e afiado e te transporta para uma situação engraçada, ao mesmo tempo triste da realidade dos trabalhadores. O texto é gostoso e de fácil compreensão, com um final extraordinário. Te garanto boas risadas.



03 - A Dama Grita/ A Dama que Grita - Conn Iggulden

Esse texto saiu em uma coletânea chamada “Ruas Estranhas”, que conta com 16 autores em estórias diversas, revisado por George R. R. Martin, autor de Game of Thrones. Um dos contos mais instigantes que eu li recentemente conta a história de um caloteiro, que se aproveita das mortes que lê no obituário do jornal para conseguir dinheiro e sexo fácil e que, de repente, se vê em uma situação verídica.

Iggulden vai te fazer se apaixonar por um trambiqueiro profissional, te fazer rir e sentir arrepios!



02 - Aqueles Dois - Caio Fernando Abreu


Caio Fernando Abreu foi preso na Ditadura Militar e daí já começa sua trajetória espetacular. Homossexual assumido, mostrou sua visão do mundo preconceituoso com esse conto maravilhoso. Conta a história de Raul, Saul e da gente que os circulam. Se você torceu o nariz, fique despreocupado, a relação dos dois é construída com delicadeza e te faz querer fazer parte daquele relacionamento trabalhado e aperfeiçoado pouco a pouco. O final é um tapa na cara da sociedade.



01 - O Retrato Oval - Edgar Allan Poe

Poe teve o dom de nós passar sentimentos fortíssimos em poucas linhas. Confesso que foi difícil escolher um dos contos, são todos maravilhosos. Em O Retrato Oval, Poe conta a história de um senhor que para se aquecer em uma noite fria, hospeda-se em uma mansão. O grande susto vem com a revelação do retrato de uma jovem, escondido em canto escuro do quarto.




Bônus: Não poderia deixar de mencionar Machado de Assis. Em Pai contra Mãe, família, escravidão e uma pitada de ceticismo se encontram, de um jeito que só Machado conseguiria fazer. Um pouco mais longo, mas vale cada palavra!


Gostou? Conta sua opinião pra gente! 

Beijos!



10 comentários:

  1. Olá,
    Não sou muito de ler contos, mas vou anotar as dicas.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Quando ler, me diz o que achou!
      Beijos!

      Excluir
  2. Sim! Quando ler passa aqui pra me dizer o que achou!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo Post...gosto do Lovecraft também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Habitante da Escuridão é o meu favorito!

      Excluir
  4. Aquele momento que eu ainda não li nenhum desses contos D: #vergonha Eu gosto de contos, mas acho que os meus favoritos são os contos de fadas ou os infantis. Tenho vontade de ler esse do Edgar Allan Poe, é um autor que eu tenho bastante curiosidade! *o* Bjo

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poe é um gênio, fala sério! Amo quase tudo que esse homem fez.
      Esse conto é ótimo jeito de começar, viu?
      Pequenino e é a cara das obras deles.

      Beijos!

      Excluir
  5. Emily, amei seu blog <3 tudo muito lindo e ótimo conteúdo. Parabéns e boa sorte! Adoro você!

    Beijos,
    Larissa Antonelli.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Que ótimo! Por qual conto começou? Gostou de algum?
      Beijos!

      Excluir

Bem-vindos ao Mundo Mágico dos Livros!