The Rory Gilmore Book Challenge


      Oi Gente! Hoje vim falar sobre o Desafio de Leitura da Rory Gilmore (The Rory Gilmore Book Challenge), um projeto de leituras a longo prazo ao qual resolvi me juntar. Não sei ao certo quem começou esse desafio ou quando ele surgiu. Tomei conhecimento dele pelo canal da TatianaFeltrin, que também está participando, e achei a iniciativa muito legal. Vocês podem conferir aqui o primeiro vídeo dela sobre o desafio.
      Rory Gilmore é uma das protagonistas da série Gilmore Girls, que foi ao ar entre 2000 e 2007. Uma das características mais importantes da Rory sempre foi o gosto dela pela leitura. Durante as sete temporadas da série, ela leu ou mencionou mais de 300 livros. Há várias listas na internet, feitas por pessoas que acompanharam a série e foram anotando os livros que apareciam ou eram citados. 
      O List Challenges publicou aqui uma lista com 339 títulos que aparecem na série. Os fãs mais dedicados da série vão notar algumas coisas estranhas nessa lista. Sabemos que Rory leu todos os livros de Harry Potter, assim como de O Senhor dos Anéis e que gostava tanto da Jane Austen que deve ter lido até a lista de compras dela. Contudo, apenas dois livros de Harry Potter, dois de O Senhor dos Anéis e quatro da Jane Austen são citados na lista. A Amanda do canal HeyHeyBooks criou listas no Goodreads separando os livros por temporada da série. É uma lista bem mais completa e caprichada e é a que vou seguir neste desafio. Vou deixar aqui o link do vídeo da Amanda, lá podem ser encontrados os links para cada uma das sete listas que ela organizou. Há também um grupo no Goodreads, o The Rory Filmore Book Club, que reúne as pessoas que estão participando do desafio e querem discutir os livros. O grupo é bem legal e para participar basta ter um cadastro no Goodreads, que é gratuito.
      Algo a se destacar é a grande variedade de estilos contemplados pela lista. Há livros para todos os gostos, desde clássicos até autores contemporâneos conhecidos ou não. Rory lia praticamente qualquer coisa que lhe caía nas mãos e essa atitude sempre aberta a experimentar novos estilos é algo que me atrai bastante. A grande maioria dos livros nessa lista é algo que eu realmente quero ler em algum momento da vida. São livros que valem a pena, nem que seja para você saber que aquele estilo não é exatamente o que você mais gosta.
      Como são mais de 350 livros, é algo para se pensar a longo prazo. Pretendo ler alguns livros desta lista por mês, conforme forem minhas atividades da faculdade/mestrado. Conforme for avançando nas leituras, vou apresentando as resenhas aqui no blog. Não estou seguindo um critério definido para a seleção dos livros. Optei por começar por aqueles que já tenho em casa, que é também um jeito de ler algumas coisas que estão paradas na estante. Como primeiros livros, selecionei "A metamorfose", do Franz Kafka, "Moby Dick", do Herman Melville, e "Persuasão", da Jane Austen. Em breve estarei de volta com as resenhas!

E aí, alguém mais animou para participar do desafio?


6 comentários:

  1. Nossa, isso é que é desafio! Não conheço a série, mas achei interessante, lembrou-me um pouco de Lisa dos Simpsons, ela lia bastante também. O bom é que essa lista será diversificada. Boa sorte!

    Beijo.
    www.tendadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também lembrei da Lisa quando vi esse desafio! Queria que alguém fizesse uma lista dessas com os livros que ela leu nesses 20 e poucos anos de série... Com certeza ia ser algo bem legal! Mas a lista desse também está bem interessante, só tem livros incríveis!

      Excluir
  2. Oii, tudo bem?
    Primeiramente vou falar que teu blog é lindo demais, parabéns!!!
    Adoro essa tag, achei super divertida e as suas respostas foram ótimas!!!
    Beijos
    http://www.garotadolivro.com/
    (estou seguindo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você está gostando do blog! Logo teremos mais novidades!
      Beijos!

      Excluir
  3. É bem longo prazo mesmo, anos hehe. Eu acho que não me daria bem nesse tipo de desafio, até participo de desafios todo ano, mas de desafios que só é escolhido o gênero, eu que escolho o livro. Depois vou ficar na obrigação de ler e acabo não gostando. Mas boa sorte e bastante animo hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sil! Dada a quantidade de livros, acho que vou precisar! Resolvi participar desse porque conheço a maioria dos livros e são muito bons. Foi uma espécie de desculpa pra mim poder finalmente ler esses livros todos hehehe.

      Excluir

Bem-vindos ao Mundo Mágico dos Livros!