Top tops: 10 bibliotecas para visitar ao redor do mundo

  Oi gente! Se você, assim como eu, sonha em viajar ao redor do mundo, não pode deixar de acrescentar esses lugares à sua travel's wishlist! Selecionei as 10 bibliotecas mais lindas do mundo, com arquiteturas fantásticas, para compartilhar com vocês! Boa viagem e boa leitura!!


Top #1: Stiftsbibliothek Admont – Admont, Áustria


Situada no rio Enns no sudeste da Áustria, a Stiftsbibliothek Admont, construída em 1776, é de tirar o fôlego por sua beleza. O arquiteto barroco Joseph Hueber foi encarregado de elaborar o projeto para esse salão deslumbrante. Resplandecente em ouro e tons brancos, a biblioteca é coroada com sete cúpulas cujo teto é adornado por afrescos de Bartolomeo Altomonte, representando diferentes fases do conhecimento humano. É a maior biblioteca do mundo desse estilo.


Top #2: Stadtbibliothek Stuttgart – Estugarda, Alemanha


O projeto de Köln, baseado na arquitetura alemã de Yi Architects, da Stadtbibliothek Stuttgart é um imponente exercício de minimalismo. O que lhe falta em pilares dourados e afrescos no teto é compensado com superfícies brilhantes e escadarias imaculadas, com espaços bem arejados e iluminados. A biblioteca foi aberta ao público em 2011.


Top #3: Handelingenkamer – Haia, Países Baixos


A o design criativo atraente da biblioteca Handelingenkamer foi realmente influenciado pela estética da China. Isto pode ser visto no seu esquema de cores vermelha, verde e ouro, bem como as cabeças de dragões que pontilham as paredes e as formas de ferro. As distintas escadas em espiral da biblioteca são uma forma atraente para acessar os três níveis superiores de livros e o telhado de vidro da cúpula impregna o interior com luz natural.


Top #4: Biblioteca Central de la UNAM – Cidade do México, México


A esplêndida Biblioteca Central é, sem dúvida, a jóia da coroa do campus da Cidade Universitária da Universidad Nacional Autónoma de México, na Cidade do México. Concluído em 1952, o prédio (projetado por Gustavo Saavedra e Juan Martínez de Velasco) detém cerca de 400.000 livros. No entanto, é mais conhecido por seus murais exteriores, criados pelo arquiteto e pintor mexicano Juan O'Gorman, e que cobrem o prédio de dez andares em um mosaico que reconta a história do país.


Top #5: Old Library, Trinity College Library Dublin – Dublin, Irlanda


O lugar que guarda o Livro de Kells (um volume do Evangelho esplendidamente enfeitado que remonta ao início do século IX) é especial apenas por esse fato, mas a antiga Trinity College Library Dublin já seria uma maravilha, independe disso. A Long Room, contém 200.000 dos livros mais antigos da coleção da biblioteca. Originalmente concluída por volta de 1733, pelo arquiteto e engenheiro irlandês Thomas Burgh, a sala ostenta pilares de 213 metros de comprimento esculpidos em madeira escura e um teto espetacular lembrando um barril. Bustos de mármore de escritores, filósofos e oradores da faculdade se espalham por toda parte e também são uma grande atração.


Top#6: Vancouver Public Library – Vancouver, Canadá


Os sete andares da Vancouver Public Library trazem um pouco de Roma para a cidade canadense. A estrutura, concluída em 1995, foi construída de concreto pré-moldado em um tema avermelhado italiano. A empresa internacional Safdie Architects e a local DA Architects levam o crédito do projeto que chama a atenção, assim como a Federal Office Tower e os recursos comerciais que, em conjunto com a Biblioteca Pública, compõem o Library Square, em Vancouver.


Top #7: State Library of New South Wales – Sidnei, Austrália


A State Library of New South Wales detém a honra de ser a mais antiga instituição do gênero na Austrália. Projetada em um estilo clássico pelo arquiteto de Sydney Walter Liberty Vernon e concluída em 1910, o magnífico arenito de Mitchell Wing é um dos destaques arquitetônicos. Sua sala de leitura principal tem estantes altas ao redor e clarabóias que inundam o espaço de luz. 


Top #8: University of California San Diego Geisel Library – San Diego, Estados Unidos


A Geisel Library na University of California San Diego leva o nome do célebre escritor Theodor Seuss Geisel - mais conhecido como Dr. Seuss - e sua esposa, Audrey. O casal literário foi homenageado desta forma pelas contribuições com a biblioteca e seu compromisso de melhorar a alfabetização. Com oito andares, a estrutura de 110 metros de altura foi projetado no final da década de 1960 pelo notável arquiteto futurista americano William Pereira. Lendas urbanas relacionadas à construção contam que a biblioteca está afundando por causa do peso de seu conteúdo.


Top #9: Biblioteca Vasconcelos – Cidade do México, México


Inaugurada em 2006, A Biblioteca Vasconcelos da Cidade do México foi projetada pelo arquiteto Alberto Kalachin para "reorganizar o conhecimento humano disponível", e o resultado é surpreendente. Pilhas de prateleiras preenchem 409 mil metros quadrados da "megabiblioteca" que antes era uma faixa deserta da cidade, sendo transformada em um templo elegante de aprendizagem. A instalação também funciona como vitrine para o trabalho de alguns dos artistas do México, entre eles Gabriel Orozco Ballena, cuja escultura feita a partir de um esqueleto de baleia encontrado em uma reserva ocupa o lobby principal.


Top #10: Bibliothèque Nationale de France – Paris, França


A Bibliothèque Nationale de France cresceu rapidamente nos últimos anos, graças a construição das instalações em 1996. No entanto, as origens da instituição (com mais de 30 milhões de itens) datam do século XIV, quando a biblioteca real foi estabelecida no Louvre pelo rei Carlos V. As salas de leitura circulares são elegantes e o jogo de xadrez do Rei Carlos Magno do século IX é uma das peças mais originais da biblioteca.


#Top Especial Tupiniquim (porque não podia deixar o Brasil de fora, né!):
 Biblioteca Nacional do Brasil - Rio de Janeiro, Brasil


Cerca de nove milhões de itens estão na Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro. Classificada como a sétima maior biblioteca do mundo, possui uma coleção de dezenas de milhares de fotografias que, devido à sua importância, estão no registo de Memória da UNESCO. A coleção do edifício fantasticamente ornamentado tem suas origens em um terremoto em Lisboa, em 1755, quando uma série de coleções da Biblioteca Real da cidade portuguesa foi transportada para o Brasil. 


Informações retiradas de: 50 most beautiful libraries in the world

  E aí, curtiram essa viagem? Qual a favorita de vocês?






18 comentários:

  1. olá meninas!
    nossa, que fantástico né? bibliotecas são as coisas mais lindas do mundo *_*
    agora, escolher uma favorita dentre estas maravilhas que vocês selecionaram é maldade rsrs eu mesmo amei 3 na mesma proporção: a da Alemanha, a do México e da Irlanda.
    beeijo! Carol P. Blog Dramin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Foi muito difícil escolher só 10! haha
      Beijo!

      Excluir
  2. Cara, que bibliotecas lindas!!!
    Essa da Irlanda é maravilhosa *OOO*

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Todas são maravilhosas, mas eu me apaixonei pela Stiftsbibliothek Admont. Linda demais.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
  4. U-A-U, quantas bibliotecas lindas!<3
    Nem sei dizer quais foram minhas preferidas, mas a primeira e a quinta me deixaram em êxtase. *-*
    Adorei o post, Gabe.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  5. Gabe vc não acredita, eu tinha programado para hj um post com bibliotecas pelo mundo tbm, rsrsrs.
    Mas eu só escolhi 5, pq são tantas e tão maravilhosas q achei q o post ficaria grande demais para elencar todas.
    Imagina morar perto de uma dessas bibliotecas, que coisa maravilhosa. Um dia ainda quero conhecer a de Sydney, que ficou entre as minhas preferidas.
    Bjos!
    http://seiqueeusei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joana! Que coincidência boa!! haha!
      Vou conferir a sua lista!
      Beijo!

      Excluir
  6. Complicado escolher só uma preferida, se pudesse visitaria todas.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Renato! Estou na mesma! haha
      Beijo!

      Excluir
  7. Olá, Gabe.
    Terminei de ler seu post de boca aberta, cada biblioteca mais linda que a outra. A do Brasil ali, gostei muito. Pretendo viajar para o México no ano que vem e com certeza irei visitar as duas bibliotecas de lá. Parabéns pelo post.

    Visite: Paradise Bookss

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Paula! Que sonho ir ao México! E ainda mais se conseguir visitar as bibliotecas!
      Beijo!

      Excluir
  8. MEU DEEEEEEEEEEEUS! Eu quero morar nessas bibliotecas. Tô chocada com tanta beleza! Ahhh eu não vejo a hora de poder ir pro Canadá e visitar a biblioteca que tem em Vancouver. *----------*
    E gente, que maravilhosaaa a biblioteca da Áustria!

    Lindo o post!
    Bjs bjs bjs Mih!
    Paradise Books || @ParadiseBooksBr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também moraria nelas, numa boa! hahahah!
      Beijo!

      Excluir
  9. Meu Deus eu ainda vou conhecer todas essas bibliotecas maravilhosas!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o melhor de tudo é que ainda tem um montão de livros nelas né! haha
      Beijo!

      Excluir

Bem-vindos ao Mundo Mágico dos Livros!