TAG: Perfil de Leitor



Oi pessoal! Outro dia estava vendo alguns vídeos no Youtube e encontrei essa TAG, criada pela Lélia Santos. Consiste em responder sete perguntas a respeito dos seus hábitos de leitura.

1. Cite duas manias que você tem e que te incomodam bastante.
  A mania que mais me incomoda é a de ler o capítulo de novo do início quando tenho que interromper a leitura antes de chegar ao final. E disso deriva a outra mania que me incomoda: a de contar a quantidade de páginas que faltam para o final do capítulo e já deixar o marcador de livros no início do capítulo seguinte.


2. Você tem algum problema em emprestar livros? Você gosta de emprestar livros?
  Meus livros são meus preciosos. Sou tão apegada a eles que é difícil emprestar. Ainda mais porque tive algumas experiências bem ruins com livros não devolvidos ou devolvidos num estado lastimável. Só empresto se tenho certeza que a pessoa vai cuidar do meu precioso do mesmo jeito que eu cuidaria.

3. Depois que você compra um livro, qual a primeira coisa que você faz antes de ler?
  Tenho algumas manias esquisitas com meus livros. A primeira delas é limpar todos os livros, novos ou de sebo, com uma flanela macia e umedecida com essência de lavanda assim que chego com eles em casa. A lavanda é antibacteriana e também ajuda a espantar o mofo. Faço isso com todos os livros pelo menos uma vez por mês. Antes de ler, tenho a mania de cheirar os livros e acariciar a lombada.

4. Você se julga uma consumista literária?
  Com certeza. Não resisto a uma livraria nem a uma promoção da internet. Por isso, passo longe desses lugares quando não tenho dinheiro ou não posso gastar. Sou uma viciada em livros sem esperanças de recuperação. 

5. Tem alguma coisa que te incomoda nas capas de livros?
  Não tenho um motivo racional para isso, mas detesto capas de filmes. Já deixei de comprar livros por causa disso, esperando encontrar um com a capa original. Também não gosto muito quando colocam na capa “do mesmo autor do livro tal” ou então “mais de não sei quantos milhões de exemplares vendidos”. Parece que você só deve comprar o livro porque é do mesmo fulano que escreveu um best-seller ou porque vendeu todos esses milhões de exemplares e não porque conta uma boa história.

6. Tem alguma coisa que te provoca angústia no processo de leitura de um livro?
  Ser interrompida quando estou lendo. Não tem coisa mais irritante que você estar concentrada lendo e chegar alguém querendo puxar conversa. Ainda mais se for um estranho no ônibus ou na sala de espera de algum lugar.

7. Tem algo que te deixa constrangido perante as pessoas no seu processo de leitura?
  Ler finais de livros ou passagens mais emotivas perto de outras pessoas. Porque eventualmente essas coisas me fazem chorar e não é legal cair no choro na frente dos outros, muito menos ter que explicar que é por causa do livro. 


Foi bem divertido de responder essa TAG. Acabei me dando conta de que sou bem esquisita quando se trata de livros. Mas todo leitor tem suas manias. Vamos indicar a Isadora e a Renata do blog Viciadas em Livros. Se mais alguém quiser responder, fique à vontade! E não esqueça de deixar o link para conferirmos as respostas!


4 comentários:

  1. Não conhecia a Tag, adorei. Eu também tenho lá minhas manias na leitura. Acho que todo leitor tem. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
  2. HAHA! Me identifiquei muito com algumas respostas Michele! Menos a parte das capas de filme (também sou viciada em filmes, então gosto quando as duas coisas se misturam)!

    ResponderExcluir
  3. Me identifiquei muito com várias manias, especialmente a de não gostar de capas de filmes, também já deixei de comprar livros por esse mesmo motivo. A técnica de não entrar em livrarias ou em sites em promoção, quando estou sem dinheiro, também compartilho contigo. Só não sou tão apegada aos livros, (ou a vontade de ver os outros lendo é tão grande) que adoro emprestar, de todos que emprestei só um não voltou e foi porque perdi contato com a pessoa. :-)

    ResponderExcluir
  4. É engraçado, porque eu também adoro filmes! E, na maioria das vezes, também adoro os filmes que surgem como adaptações de livros. Nem eu entendo esse meu desgosto com as capas hehehehe.

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao Mundo Mágico dos Livros!