Filmologia: A culpa é das estrelas


  Oi gente! Algumas leitoras do blog pediram minha opinião sobre a adaptação de "A culpa é das estrelas" de John Green para o cinema. Então, resolvi fazer um post especial para estrear essa nova coluna do blog. Boa leitura!

Sinopse: Diagnosticada com câncer, a adolescente Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio cristão. Lá, conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), um rapaz que também sofre com câncer. Os dois possuem visões muito diferentes de suas doenças: Hazel preocupa-se apenas com a dor que poderá causar aos outros, já Augustus sonha em deixar a sua própria marca no mundo. Apesar das diferenças, eles se apaixonam. Juntos, atravessam os principais conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter otimistas e fortes um para o outro. Dirigido por Josh Boone, o filme teve suas filmagens realizadas em Pittsburgh, EUA. Seu elenco conta com a participação de Shailene Woodley (Hazel), Ansel Elgort (Augustus) e Nat Wolff (Isaac) nos papéis principais. 

Assista ao trailer:


  ACEDE foi um daqueles muitos livros que eu compro pela capa (sem nem ler a sinopse), então ele ficou alguns meses na minha estante esperando. Há pouco mais de um mês resolvi ler e me apaixonei pela estória! Pouco tempo depois saiu o filme, então eu estava com as cenas e os diálogos ainda frescos na minha memória. 
  Posso afirmar, com toda certeza, que esta é a adaptação para o cinema mais fiel ao livro que eu já tive o prazer de assistir. Claro que, como toda adaptação, algumas cenas foram cortadas, como a venda do balanço, a cena do aeroporto e toda a parte da ex-namorada do Gus, mas são detalhes que não fizeram falta. Só fiquei um pouco decepcionada com o restaurante do jantar romântico (esperava uma vista incrível, ao ar livre). Assim como quando li o livro, chorei horrores várias vezes! No cinema, só se ouviam suspiros e fungadas por todo lado!

Curiosidades:

1. Os dois atores principais já haviam trabalhado juntos no filme Divergente.
2. John Green chorou várias vezes no set de gravação, durante os diálogos dos personagens.
3. O elenco se encontrou com adolescentes com câncer antes das gravações, e juraram que tentariam fazer jus a eles durante o filme.
4. O filme custou 12 milhões de dólares, o que é considerado uma bagatela no ramo.
5. Os produtores foram os mesmos que estiveram por trás das câmeras na saga Crepúsculo.
6. Sobreviventes de câncer reais participaram do filme nas cenas do grupo de apoio.
7. John Green chegou a gravar uma cena (quando eles estão no aeroporto), mas ela foi cortada.
8. O diretor não possuía muita experiência, já que este foi apenas seu segundo filme.
9. Shailene quase foi rejeitada por ser muito bonita, atlética e ter aparência muito saudável, mas ela escreveu uma carta longuíssima para John Green  implorando para fazer o papel de Hazel. 
10. A atriz, que teve que cortar o cabelo bem curtinho, doou seu cabelo para uma instituição que produz perucas para crianças com câncer.
11. Shailene aproveitou a viagem a Amsterdã para experimentar a maconha, pois lá ela é legalizada.
12. Todos os livros de John Green virarão filmes! Mas, segundo o autor, não devemos ficar muito animados, pois o processo é bastante demorado.
13. Inicialmente, John Green não queria vender os direitos do livro, por achar que a adaptação não seria boa.
14. Nat Wolff tentou ficar alguns dias com os olhos fechados para "aprender a ser cego".
15. Em duas semanas, o filme arrecadou no só Brasil mais de 40 milhões de reais (mais do que os primeiros filmes de Jogos Vorazes e Crepúsculo arrecadaram juntos em todo o seu tempo de exibição nas salas de cinema nacionais). 

Enfim, espero não ter dado muitos spoilers aos que não leram o livro e pretendem lê-lo ou assistir à adaptação! E vocês, o que acharam do filme?



21 comentários:

  1. Realmente o filme foi bem fiel ao livro, mas, ainda sim, não gostei tanto assim do filme. Acho que esperava algo mais.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu esperava um elenco mais famoso, mas fiquei satisfeita (principalmente com a atuação da mãe da Hazel!).
      Beijoo!

      Excluir
  2. aêeee! \o/
    também achei q a adaptação foi suuper fiel inclusive frases e talz... e tbm chorei hahaha não tem como, é mto triste :/
    adorei as curiosidades! a maioria delas eu não tinha ouvido falar ^^
    beeijo!

    Blog Dramin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Que bom que você gostou! Eu tentei desviar o olhar algumas vezes pra não chorar, mas até a trilha sonora era de cortar o coração!
      Beijoo!

      Excluir
  3. Eu fui assistir um dia depois da estréia, o filme é perfeito, adorei cada detalhe. A única coisa que atrapalhou foram as meninas gritando como se não houvesse amanhã. Agora me diz, pra que tudo isso?
    Mas enfim né, recomendo que assistam!


    Resenha e Outras Coisas
    Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha! Eu assisti na estreia do Brasil na copa do mundo, então o cinema tinha umas vinte pessoas no máximo e não tive esse problema. Mas uma amiga contou que também tinha umas meninas gritando e fazendo fiasco! hahah
      Beijo!

      Excluir
  4. Oi Gabe, eu já li o livro e estou morrendo de vontade de assistir ao filme, só não fui ainda porque na minha cidade ainda chegou (ô pobreza!!). Estou vendo todo mundo falar bem dele.
    Beijo

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eva! Que pena! Também sofro com esse problema! Não sei como ACEDE chegou aqui só um dia depois da estreia nacional! Foi tipo um milagre! haha
      Beijo!

      Excluir
  5. Eu sou uma das raras pessoas que ainda não leu o livro e portanto não leu o filme. Mas, espero mudar isso em breve e me rendar a esta história. Acho que não tem como o Green não chorar, vendo seus personagens ganhando vida e ainda mais com esta trama.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas! Depois quero saber o que você achou do filme/livro!
      Beijo!

      Excluir
  6. Ainda não assisti ao filme, nem li o livro. Mas quero fazer isso para ontem. Acho que assim como você irei gostar.
    Até mais http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato!! A leitura do livro é bem rápida, então tomara que você possa ver o filme logo :)
      Beijo!

      Excluir
  7. Como não gostei muito do livro não me interessei em assistir o filme. Mas gostei de saber as curiosidades que você colocou.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei ele simples demais, mas ainda assim me emocionei com a estória!
      Beijo!!

      Excluir
    2. Oi, novamente.
      Acho que irei ver o filme na segunda, espero assim como você gostar.
      Até mais http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

      Excluir
  8. Já vi várias críticas do filme, mas a sua foi um diferencial por essas curiosidades que vc trouxe. Não sabia coisas sobre a produção nem que a Shay tinha doado o cabelo. Bem bacana!
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  9. Oi Gabe!
    Eu ainda não assisti o filme, mas li o livro ano passado e, apesar de não ter amado, gostei da história. Estou doida para ver como ficou a adaptação e me animei diante dos seus elogios.
    Gostei das curiosidades também! Seu post ficou bem legal!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  10. Adorei tua análise Gabe! Eu não li o livro e só assisti ao filme semana passada pois era o único que estava passando quando estava no shopping ;-)
    Mas adorei o filme, apesar de ser um drama foi contado de maneira delicada e romântica,
    também chorei, preciso confessar. =)

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao Mundo Mágico dos Livros!